Atividades GEG/PF 2018



   
       Encerrando o ano de 2018, com um saldo bem positivo, onde tivemos a participação de vários segmentos da educação, envolvidos com aprender a utilizar as ferramentas Google para a educação, otimizando o tempo e facilitando a rotina tanto dos professores quanto dos alunos.
    Neste ano foram 12 oficinas na UPF, uma no Instituto Cecy Leite Costa para os professores do Ensino Médio e 4 oficinas no IESTA em Marau, para alunos do Curso Técnico em Contabilidade.  
    Curso Recursos Infopedagógicos compreendendo 12 minicursos, utilizando o Sala de Aula como AVA, com apoio da Coordenadoria de Inovações Educacionais - SME, ministrados por professor@s da rede municipal de educação e colaboradores externos.

     Escola Bom Pastor, um curso rápido das ferramentas básicas preparando os professores para 2019. A escola está estudando a possibilidade de implementar a escola inovadora.
       Acreditamos no uso das ferramentas e da tecnologia, para inovar e incentivar nossos professores ao sucesso em suas aulas.

        



            ESCOLA BOM PASTOR 
usando as ferramentas GSuíte For Education


        Finalizamos na noite de ontem a formação dos professores da Escola Bom Pastor de Passo Fundo, com uma sequência de 6 encontros, para a utilização das ferramentas Google para a educação. O grupo participou com entusiasmo vendo as inúmeras possibilidades de utilização, otimizando o tempo e ampliando a pesquisa de conteúdos, beneficiando assim alunos e professores. Aqui tivemos a participação de 30 professores.



CURSO RECURSOS INFOPEDAGÓGICOS
            
      Concluímos no dia 30 de novembro o Curso Recursos Infopedagógicos, dividido em 12 minicursos com 20 vagas e 20h cada, realizado online no Classroom Sala de Aula, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo. Coordenado pela professora e GEG Irani Roani, tendo a colaboração de alguns colegas para o desenvolvimento.  As inscrições foram feitas através do Google Forms. Tivemos uma procura significativa, fechando as turmas com rapidez. Infelizmente nossa cultura ainda não permite que as pessoas participem com a assiduidade, embora sendo online, e pontualidade necessários. Alguns desistiram, outros retomaram as atividades e conseguiram concluir dentro do tempo limite.
           Agradecemos aos colegas colaboradores, que doaram seu tempo na programação das atividades e na interação com os participantes.  
        Envolvidos nestes minicursos 240 pessoas, professores desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e alguns pais de alunos.


Cursos Colaboradores
Aplicativos para CelularJuliana Alves Gomes e Andressa Gomes Paula
ApresentaçõesIrani Bernadete Roani
Aula InvertidaPaula Rios da Cunha
Editor de TextoCristiano Garcia
FormuláriosVânia Maria Bassi Vedana
HQsIrani Bernadete Roani
InfográficosFiama Aparecida Vanz
Jornal EscolarFiama Aparecida Vanz
MapasÂngelo Dutra
PlanilhasDaniel Puhl
SitesGreici Fior
YoutubePaulo Henrique Simon

Coordenação Geral: Irani Bernadete Roani 





GEG/PF participa de Congresso no IFSUL
         
       Com grande prazer participamos do I Congresso de Tecnologia do IFSUL Passo Fundo, na noite de 15 de outubro ministrando a oficina Sala de Aula. Participação de alunos da Especialização Linguagens e Tecnologias na Educação,  simpatizantes e profissionais da área de TI. 
         Agradecemos o convite.
PS.: sempre esquecemos das fotos na hora da sala cheia :)) 22 participantes.
         


      FORMULÁRIOS  

Inscrições para a oficina de Formulários no link https://bit.ly/2xubTVH.
       Em 29 de setembro, realizamos a oficina do Google Forms, o grupo participante gostou tanto que já saiu de lá com provas e avaliações esquematizadas. Realmente o formulário é uma ferramente útil para vários aspectos mas em sala de aula é super prático. 





SALA DE AULA

      Na manhã de 4 de agosto, no LCI, na sala 11, gentilmente cedida pela UPF, realizamos mais uma oficina promovida pelo GEG Passo Fundo, com a colaboração do prof. Zacarias Chamberlain. 
        O grupo participante viu grandes possibilidades de trabalho na escola, principalmente no que diz respeito a facilidade nas ações e soluções ecológicas, pois não necessita do papel e impressões. 




      As Profªs Irani Roani e Greici Fior estiveram a frente do trabalho nesta manhã gelada de 16 de junho.  
     - 2º no Campus I da UPF e um grupo corajoso que gosta muito de aprender se reuniu para estudar Mapas e Apresentações.
     Foi um manhã de trocas e novas aprendizagens. Apesar das dificuldades encontradas em nossas escolas, aos poucos vamos desenhando novos caminhos e alternativas do uso das ferramentas google na educação.
Obrigado pela presença!




 Oficina de Apresentações/Mapas
 será no próximo sábado dia 16, das 8h30 às 11h30.
Esperamos vocês!!



Oficina Drive na Educação
              Um grupo muito animado e produtivo reuniu-se no sábado, dia 7, na Universidade de Passo Fundo, para mais um encontro de estudos e descobertas. Trabalhamos o Drive na Educação, ferramenta rica em possibilidades para ser utilizada tanto na educação quanto na vida pessoal. Valeu pessoal!


Mais uma ação GEG Passo Fundo
        Cada dia na educação, é necessário inovação. Os professores em geral, estão sempre aprendendo, investindo em sua formação para um desempenho mais eficaz em sala de aula. As ferramentas google para a educação, tem dado suporte nesse sentido, facilitando um pouco o trabalho dos professores. A utilização da nuvem com a edição e compartilhamento de documentos, a aplicação de provas no formulário com respostas na planilha e outras possibilidades, tem diminuído o tempo perdido na correção de trabalhos e provas e devolução aos alunos. 
             Importante salientar também, a urgência em reduzir o uso de papel e tinta, que é descartado depois nem sempre de forma adequada, evitando gastos que podem ser empregados em outros segmentos.
            Ontem 29 de março, foi dia de estudos no IE Cecy Leite Costa com a colaboração  das professoras Irani Roani e Greici Fior, GEGs Passo Fundo.  Os professores do Ensino Médio participaram ativamente, tiraram dúvidas, aprenderam novas ferramentas, visualizaram a otimização do tempo para outras atividades. Enfim, horas de diversão, produção, inovação e compartilhamento. 




Oficina no IESTA - Marau
        Realizada no Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino em Marau, nos dias 5 e 7  de março, com as turmas do Técnico em Contabilidade, oficinas de Gmail. Foram trabalhadas pela profª Elis Regina Albano com a assessoria das profªs Fernanda Batistela e Irani Roani - GEGs Passo Fundo. Os temas desenvolvidos foram: criação de e-mail, configurações, temas e principalmente o item segurança POP/IMAP.  Os alunos elogiaram as funcionalidades do gmail e as facilidades de trabalhar com o compartilhamento de conhecimentos. 




Oficina Gmail e Hangout 

           No dia 3 de março, no Lab 10 no LCI, UPF, aconteceu a primeira das 7 oficinas que serão oferecidas neste ano de 2018, pelo Grupo de Educadores Google PF, lembrando que a 3ª será durante o SENID (7 de maio). 
          A co-líder Fernanda Batistela fez uma abertura e falou sobre a constituição do grupo e seus objetivos e convidou os participantes a se juntarem ao grupo.
          A oficina de Gmail e Hangout foram ministradas pel@s colegas Irani Roani, Elisangela Schneider e Cristiano Garcia. Os conteúdos desenvolvidos foram as configurações gerais da conta Gmail e o Hangout - ferramenta bastante útil para vídeo conferências e trabalhos a distância. 
          Esperamos vocês na próxima, dia 7 de abril, com Google Drive na Educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário